domingo, 19 de julho de 2009

Família em Campo



Praticar exercícios físicos com os filhos fortalece os laços afetivos da família.
Jogar futebol com a garotada é uma boa maneira de aprofundar os laços entre pais e filhos. Além dos benefícios físicos da atividade e da oportunidade de estimular o prazer pelo esporte em seus filhos, desde cedo, os pais podem aproveitar o momento de descontração para passar importantes exemplos.
“Uma criança que está aprendendo a chutar a bola, por exemplo, pode se irritar ao errar repetidas vezes. Nestas horas, os pais têm a chance de lembrá-la que eles também cometem erros e perdem gols. Isso vai ajudar seu filho a minimizar sua frustração e entender que ninguém é infalível”, orienta a psicóloga infantil e terapeuta familiar, Suzy Camacho.
De acordo com a especialista, crianças que praticam exercícios na infância têm mais propensão a reproduzir na vida adulta os valores aprendidos pelo esporte, como dedicação e respeito. A seguir, ela destaca uma série de aspectos emocionais ligados esporte e as razões para investir nele.
1. Criar vínculos afetivos. Um esporte como o futebol, por exemplo, exige trabalho em equipe e isso ajuda a tornar as relações mais próximas entre pais, filhos e irmãos.
2. Reforçar a noção de respeito. Ensinar seu filho a chutar, por exemplo, exige confiança e paciência durante o processo de aprendizado.
3. Trabalhar os conceitos de fracasso e persistência. Ao jogar com seu filho, não deixe de pontuar os erros dele, mostrando que nem sempre o aprendizado é rápido e sem tropeços.

Fonte: Nestlé

Nenhum comentário: