sábado, 23 de maio de 2009

Educação se faz em conjunto



Adotar mecanismos que oportunizem a participação efetiva da família no desenvolvimento global do aluno é o que rege a política nacional de educação. Ter a família como parceira é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino. Com base nisso, a Secretaria de Educação de Joinville abre, neste sábado, as 85 escolas da rede municipal para receber as famílias de aproximadamente 47 mil alunos.
O fim de semana dá oportunidade da participação dos pais, porque durante a semana têm suas atribuições de trabalho. Aos profissionais da educação que irão trabalhar nesta data, a compensação dada no ponto facultativo concedido em abril e no recesso escolar do mês de junho. Além disso, é necessário salientar que este é um dia letivo que precisa ser cumprido e foi discutido com o sindicato que representa a classe dos profissionais da educação na cidade.
Esse dia favorece que os pais, junto aos seus filhos e aos corpos técnico e docente da escola, conheçam o ambiente onde a criança fica boa parte do seu dia e, com eles, vivenciem atividades recreativas, que ficaram a critério de cada unidade escolar. Normalmente, os pais são chamados à escola para receber o boletim de seus filhos, por questões disciplinares, ou assuntos administrativos. Esse dia é diferente.
Algumas unidades abrem o dia com apresentações culturais, teatro, contação de histórias, música ou café para a comunidade escolar. Outras dedicarão parte do tempo para apresentar o ambiente à família e conhecer os profissionais da rede de ensino. Competições esportivas entre pais e alunos também irão ocorrer. Escolas rurais farão um resgate das brincadeiras mais antigas. Os pais poderão assistir a palestras e participar de oficinas.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação fala da importância da família nesse processo de ensino-aprendizagem. E cabe aos representantes públicos oportunizar essa relação entre escola, aluno, família e comunidade. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Dia da Família na Escola e cabe-nos, outra vez, a responsabilidade de fazer acontecer.
Tradicionalmente, a escola e família se olhavam com desconfiança por não compreenderem todo o processo educacional, suas limitações e abrangências. A compreensão de que família e escola devem se manifestar de forma conjunta na responsabilidade de educação é o que nos faz pensar de forma democrática e na necessidade de trazer a família para dentro do ambiente de ensino de seus filhos.
É comprovado que uma escola em que os pais participam tem melhores índices de ensino e é mais bem cuidada e desenvolvida. A comprovação disso está na responsabilidade concedida, inclusive, às associações de pais e professores (APPs), que passam a administrar e responder pelos recursos das unidades de ensino. É a gestão democrática da educação com os diversos atores que compõem o processo educacional.
É preciso que sejamos capazes de construir uma relação de diálogo para que saibamos quais são as dificuldades dos alunos, seus objetivos, seus medos. Disso depende a participação da família, da comunidade, dos professores e profissionais da educação. Essas características marcam a trajetória de cada aluno e são fundamentais para que possamos avaliar o êxito das ações. Com a participação da família na escola, vamos construir propostas educacionais compatíveis com a nossa realidade.

Marcos Aurélio Fagundes - Secretário de Educação de Joinville
Jornal de Joenville - 23/05/2009

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